Este é o endereço do trabalho realizado para o módulo 2:

http://teresasa.edu.glogster.com/modulo-2-acessibilidade-web


 

Introdução ao Tópico 2

Acessibilidade Web e Tecnologias de Apoio

O design inclusivo, o design para todos, a inclusão digital e outras iniciativas constituem

abordagens para tornarem os produtos e a tecnologia acessível a todas as pessoas,

independentemente das suas (in)capacidades, idade, situação económica, educação,

localização geográfica, língua, etc.

Em regra, a acessibilidade refere-se a todos, mas tem como preocupação a inclusão das

pessoas com deficiência ou incapacidade — pessoas com problemas auditivos, visuais,

cognitivos, neurológicos, físicos, de comunicação.

A iniciativa de acessibilidade Web (WAI) reúne indivíduos e organizações de todo o mundo

para desenvolverem estratégias, linhas orientadoras e recursos para tornar a Web mais

acessível às pessoas com incapacidade. Em Portugal, a Unidade Acesso, integrada na Fundação

para a Ciência e Tecnologia, é o representante nacional da iniciativa da Acessibilidade Web.

As tecnologias de apoio são tecnologias especiais (software e hardware) utilizadas por pessoas

com diversos tipos de incapacidade, com vista a possibilitar o acesso ao desempenho de

determinadas atividades. São úteis aos alunos com NEE, aos professores e aos técnicos e

terapeutas com vista a:

(I) permitir executar funções que não seriam possíveis de outro modo,

(II) permitir alcançar determinada fluência ou nível de desempenho,

(III) permitir o acesso à participação em programas e atividades,

(IV) permitir a concentração em tarefas de aprendizagem, em vez de tarefas mecânicas,

(V) permitir melhor acesso à informação,

(VI) ajudar à interação entre colegas e pares.

(adaptado de SNOW, OCAD University, Canada)

Em Portugal, a atribuição de produtos de apoio está regulada e é financiada pelos Ministérios

da Saúde, da Segurança Social e do Trabalho. O Ministério da Educação criou uma rede de

Centros de Recursos TIC para a Educação Especial que faz a avaliação das necessidades dos

alunos com NEE no que respeita a tecnologias de apoio à aprendizagem, financiando parte

desses apoios.

O segundo módulo subordinado ao tema «Acessibilidade Web e Tecnologias de Apoio», que tem por objetivo identificar e analisar as diretrizes das acessibilidades Web e tecnologias de apoio adequadas às necessidades específicas dos alunos com NEE.

 

Para abordar as questões da acessibilidade Web é disponibilizada uma ligação nuclear para aUnidade Acesso que reúne as directrizes e ferramentas de validação de acessibilidade de páginas Web.

 

Sobre as tecnologias de apoio é disponibilizado o guia dos Centros de Recursos TIC para a Educação Especial e um repositório de «freeware» e outros recursos para as NEE (visão, audição, comunicação, mobilidade, dificuldades de aprendizagem…). São ainda disponibilizadas ligações para webinares da DGE.

 

Nos agregadores Pinterest são identificados muitos outros recursos adicionais.

 

  1. Produza um resumo das diretrizes WCAG 2.0 e concretize num cartaz. Poderá utilizar qualquer ferramenta livre de visualização (GlogsterLinoPiktochart, etc. …veja no guião do curso em ferramentas e demos). Disponibilize o endereço eletrónico (URL) na área de registo da atividade 2. Independentemente da alternativa que escolheu (individual ou em grupo) registe a atividade no e-portefólio individual.
  2. Selecione um software livre (site Freeware NEE), explore um demo/tutorial e explique como poderia ser utilizado em benefício de qualquer um dos seus alunos com NEE ou pessoa que conheça com alguma incapacidade (utilizar qualquer ferramenta de captura de imagem/vídeo: Jing,  CamstudioKnovio, etc… veja no guião do curso em ferramentas e demos). Disponibilize o URL na área de registo da atividade 2. Independentemente da alternativa que escolheu (individual ou em grupo) registe a atividade no e-portefólio individual.
  3. Utilize um simulador de validação de acessibilidades Web (por ex: AccessMonitorTAW) e analise alguns websites verificando se cumprem as regras de acessibilidade WCAG. Identifique eventuais problemas.  Disponibilize o URL na área de registo da atividade 2. Independentemente da alternativa que escolheu (individual ou em grupo) registe a atividade no e-portefólio individual.

 

 

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